REGULAMENTO GERAL
2017
Art. 1º)
A GINCANA DE INTEGRAÇÃO é uma realização
do GREMIO ESTUDANTIL da E.E.M.Victor Meirelles, com cunho pedagógico previsto
no Plano Político Pedagógico da Escola.
DOS
OBJETIVOS
Art. 2º)
Integrar a
comunidade escolar (direção, funcionários, professores, alunos, pais
comunidade) através de atividades culturais, sociais, esportivas, filantrópicas
e recreativas;
Art. 3º)
Promover a
aprendizagem de forma lúdica e criativa;
Art. 4º)
Promover e
desenvolver o espírito de equipe, liderança e responsabilidades nos alunos
juntamente com os professores e demais funcionários da escola;
DAS
INSCRIÇÕES:
Art. 5º)
A Gincana
tem o seu período de inscrições que compreende:
a)
Seleção da
equipe com os Terceiros anos (até 17 de Março);
b)
Escolha dos
alunos de 1º e 2º ano para as equipes (20 a 22 de março);
c)
Reunião de reconhecimento
da equipe (dia 27 de Março);
d)
Pagamento
das inscrições para os líderes de equipe
(até 11 de maio);
Art. 6º)
Cada aluno
deverá recolher R$ 20,00 (vinte Reais). Desta receita serão compradas todas as
camisetas para os participantes e coordenação, despesas internas das equipes e
organização, necessidades pedagógicas para
a gincana na seguinte proporção:
a)
R$ 9,00 (nove
reais) para camisetas;
b)
R$ 2,00
(dois reais) para o Grêmio Estudantil;
c)
R$ 5,00 (cindo
reais) Despesas gerais no evento
d)
R$ 4,00 (quatro
reais) para a equipe;
e) O
recolhimento desta colaboração acontecerá somente no dia 11 de Maio. Não haverá
recolhimentos todos os dias.
Art. 7º) Participa da
gincana todo aluno que esteja devidamente matriculado e frequentando as aulas
regularmente na unidade escolar.
a)
Cada equipe
será formada por alunos de todas as turmas e turnos que confirmarem a
inscrição.
1ºgrupo
Alunos do
Terceirão;
2ºgrupo
Alunos escolhidos
nas salas pelos líderes;
3ºgrupo
Alunos
matriculados ou inscritos após formação das equipes. Serão distribuídos
conforme carência de cada equipe.
b)
Pelo menos
dois líderes deverão gerenciar a equipe e os demais líderes. Estes líderes
deverão programar uma reunião com a equipe para montarem as estratégias
coletivas e elegerem os lideres por área ou atividade.
c)
DAS
PERMUTAS: Serão aceitas permutas (troca de aluno da equipe) somente nas
seguintes condições:
1)
1 x 1 da mesma série e mesmo sexo;
2)
Máximo 3 permutas por equipe;
3)
Aluno interessado deverá confirmar o pagamento na assembleia geral
para este fim.
d)
Todas as
permutas acontecerão em assembleia geral marcada para esse fim, a ser marcada
pela coordenação.
e)
Novas
inscrições acontecerão e deverão atender as necessidades das equipes na sua
distribuição por série e sexo. Caberá à coordenação o encaixe dos novos alunos
às equipes.
DAS PENALIDADES
Art. 8º)
A gincana é
um evento interno da escola e todos os atos dentro das suas atividades serão
avaliadas pela coordenação disciplinar e encaminhadas até mesmo para a direção
escolar. Nestas incluem-se o respeito com colegas, professores, funcionários e
visitantes ao evento.
Art. 9º)
As equipes
não podem provocar desordem dentro ou fora da escola, enquanto uniformizadas e
identificadas pelo mesmo. A perturbação às outras equipes também é passível de
punições pela C.O. A equipe que perturbar o andamento do processo de alguma
equipe ou tarefa será punida com a perda de 10 por cento (%) na classificação
geral. Na reincidência a punição será de 20, 30, 40 por cento (%) e assim
sucessivamente.
Art. 10º)
Todo o tipo
de informação (Escrita, falada, digitada, impressa, postada) nas mais diversas
formas de comunicação, é passível de punição conforme previsto artigos 8º e 9º deste
regulamento.
Art. 11º)
É proibido o
consumo de cigarros e qualquer tipo de bebida alcoólica durante as atividades
da gincana, dentro ou fora do espaço escolar, se comprovado por membro da C.O.
A pena poderá chegar à exclusão do(s) membro(s) da equipe e punição conforme Art.
9º para a equipe, se o fato acontecer na ciência dos demais membros da equipe.
Art. 12º)
As
penalidades serão avaliadas pela C.O. mediante observação da mesma ou por
provas apresentadas pelas equipes adversárias.
Art. 13º)
Os casos
omissos serão avaliados pela C.O.
DA PREMIAÇÃO:
Art. 14º)
A premiação
será a seguinte:
a)
Um ponto na
média por disciplina conforme tabela abaixo.
Classificação
Matutino
Vespertino
Noturno
8º lugar
1
X
X
7º lugar
2
X
X
6º lugar
3
1
X
5º lugar
4
3
X
4º lugar
5
5
X
3º lugar
6
6
X
2º lugar
7
7
3
1º lugar
8
8
6
a)
Em hipótese
alguma a pontuação será superior a 01 ponto por disciplina.
b)
Só serão
premiadas as equipes que alcançarem pelo menos 50 por cento (%) do pontos da
equipe campeão em seu turno. Cabe à Comissão Organizadora considerar o
desempenho da(s) equipe(s) penalizada(s), podendo estender a premiação também
às equipes c/que não atingirem o percentual mínimo.
c)
O ALUNO para
receber o prêmio deverá ter 100% de frequência. Falta Justificada será assim
classificada:
1)
Uma falta (
perde 33% do prêmio*);
2)
Duas Faltas
(perde 66% do Prêmio*);
3)
Três ou mais
faltas (perde 100% do prêmio*).
*Com arredondamento mais próximo.
DOS LÍDERES DE EQUIPES
Art. 15º)
Pode ser
líder de equipe qualquer aluno inscrito na mesma, eleito democraticamente em
assembléia de cada equipe;
Art. 16º)
Cada equipe
poderá ter 02 líderes para participar das reuniões com a Coordenação.
Art. 17º)
Todo líder
deverá ser responsável pela sua sede - sala de aula – a partir da abertura dos
corredores, até o encerramento da programação no seu turno.
Art. 18º)
Somente os
líderes poderão representar a equipe nas reuniões da C.O. , protestos,
reclamações, e outros.
Art. 19º)
A ordem e
limpeza da sala de aula (Sede) são imprescindíveis para que uma equipe possa
ser premiada. O não cumprimento deste quesito implicará na eliminação da equipe
da gincana.
DO USO DE
UNIFORMES:
Art. 20º)
Com a taxa
de inscrição o aluno estará adquirindo a sua camiseta e não poderá comparecer sem a mesma nos dias de Gincana.
Art. 21º)
As equipes
deverão se apresentar uniformizadas.
Art. 22º)
Em todas as
provas (exceto as autorizadas pela C.O.) o representante da equipe deverá estar
com a camiseta da equipe.
DO NOME, E
BANDEIRA:
Art. 23º)
As equipes
terão, como identidade o nome de um Bairro da Cidade de Itajaí. Cada equipe
receberá uma faixa (0,7m x 3,0m) para ser utilizada em desfiles e instaladas
nas telas da escola. Também, cada aluno
uma camiseta da sua equipe.
a)
A equipe
deverá apresentar sempre que necessário uma bandeira que identificará a equipe,
na sua cor com o nome do seu Bairro.
DO USO DE
INSTRUMENTOS SONOROS:
Art. 24º)
Todo tipo de
instrumento sonoro deverá receber a permissão da C.O., tanto para o uso, como
estabelecer critérios durante a programação das atividades.
Art. 25º)
Não será
permitido, nos andares superiores, qualquer tipo de som e barulho. Permitindo
um melhor diálogo dentro das salas.
Art. 26º)
O
desrespeito às normas de uso dos instrumentos implicará em punição à equipe
infratora, conforme preveem os artigos 8º e 9º deste regulamento.
Art. 27º)
Cabe aos
líderes responsabilizarem-se por estas situações.
A
PROGRAMAÇÃO E TAREFAS:
Art. 28º)
Cabe aos
coordenadores de cada dia a criatividade nas tarefas da gincana, que incluirão
provas culturais, sociais, esportivas, pesquisa e recreativas.
Art. 29º)
As
atividades acontecerão no horário normal de aulas, exceto algumas atividades
aprovadas pela coordenação com os líderes de equipes (tipo o desfile de
Abertura).
Turno
Abertura da Escola
Início das Atividades
Final
Matutino
7:30h
8:00h
11:30h
Vespertino
13:30h
14:00h
17:30h
Noturno
19:00h
19:20h
22:30h
Art. 30º)
O sistema de computação dos pontos será da seguinte
forma:
a)
A pontuação começa com a realização da prova de
Abertura da Gincana. Esta prova vale até 100 pontos.
b) Tarefa cumprida: Sempre que a equipe cumprir a
tarefa no seu todo, receberá 10% pela tarefa cumprida;
c) Classificatória: sempre que a equipe competir com
as demais, na forma de resultados classificatórios, inclusive através de notas,
a pontuação obedecerá a seguinte regra:
Classificação
|
Matutino
|
Vespertino
|
Noturno
|
8º lugar
|
1
|
X
|
X
|
7º lugar
|
2
|
X
|
X
|
6º lugar
|
3
|
1
|
X
|
5º lugar
|
4
|
3
|
X
|
4º lugar
|
5
|
5
|
X
|
3º lugar
|
6
|
6
|
X
|
2º lugar
|
7
|
7
|
3
|
1º lugar
|
8
|
8
|
6
|
Turno
|
Abertura da Escola
|
Início das Atividades
|
Final
|
Matutino
|
7:30h
|
8:00h
|
11:30h
|
Vespertino
|
13:30h
|
14:00h
|
17:30h
|
Noturno
|
19:00h
|
19:20h
|
22:30h
|
1º
|
2º
|
3º
|
4º
|
5º
|
6º
|
7º
|
8º
|
|
Manhã
|
15
|
10
|
7
|
5
|
4
|
3
|
2
|
1
|
Tarde
|
15
|
10
|
5
|
4
|
2
|
1
|
||
Noite
|
10
|
5
|
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Em todas as somas de
resultados, na transferência para a súmula, serão ignorados os decimais.
Art. 31º)
Os casos omissos neste regulamento serão decididos pela COMISSÃO
ORGANIZADORA.
PROVA ESPECIAL DE ABERTURA:
Cada equipe deverá trazer para a Escola,
Pais, Ex-alunos, Pessoas amigas e da comunidade para um ato público em defesa
da Escola Victor Meirelles.
a)
Toda pessoa deverá vir vestida com Blusa PRETA;
b)
As equipes deverão apresentar seus convidados na quadra poli-esportiva às
9:00h para contagem do pessoal;
c)
Cada convidado presente contará um ponto para a equipe, com limite máximo
de 100 pontos.
d)
Todos os membros da equipe também deverá vir vestidos de preto.
e)
O ato consiste em uma passeata pelas ruas Gil Stein Ferreira e Hercílio
Luz conduzindo faixas com dizeres pró permanência da Escola na Cidade de
Itajaí.
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